15
Sex, Dez

Fundo Diocesano de Solidariedade entrega contribuições a projetos sociais

FDS e Projetos Sociais

fdsreuniaodeentrega2013009No sábado, o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) entregou cheques para 18 projetos sociais, totalizando o valor de R$ 99.376,03 em contribuições.

Para o bispo diocesano Dom Luiz Antônio, o papel da Igreja é caminhar com os mais necessitados, assim, o FDS cumpre sua função sendo os braços da Mãe Igreja que não desampara seus filhos.

Na manhã do sábado, dia 9, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini, juntamente com a diretoria do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), repassou para 18 projetos sociais, parte das doações arrecadadas com a "Coleta da Solidariedade", que ocorre todos os anos, no Domingo de Ramos. A entrega dos cheques ocorreu no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (ITRA) e reuniu cerca de 70 pessoas.

Os projetos contemplados estão ligados a paróquias, pastorais, associações e movimentos da Diocese de Marília, que tiveram seus pedidos aprovados por Dom Luiz Antônio, pelo Conselho Gestor e pela diretoria do FDS. Os recursos entregues foram divididos em ações sociais das três regiões pastorais, sendo nove projetos da Região I, seis da Região II e duas ações sociais da Região III, totalizando o montante de R$ 99.376,03.

"É um orgulho para todos nós, cristãos, constatar que a Igreja Diocesana de Marília, vem cumprindo os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Faço votos de que o Fundo Diocesano de Solidariedade cumpra o seu papel social e, sobretudo eclesial", afirmou Dom Luiz Antônio.

O evento marcou o início das comemorações dos 10 anos de criação do FDS na Diocese de Marília. Após a acolhida, conduzida pelo padre Luiz Eduardo Cardoso de Sá, membro da diretoria do FDS, ocorreu o instante de oração, seguido da apresentação histórica do fundo social na Diocese, momento realizado pelo padre Edson de Oliveira Lima, que após a reflexão da Palavra de Deus, exclamou que as ações contempladas geram esperança em muitos irmãos desanimados com a realidade social. "Os projetos geram esperança, saciam a fome e matam a sede de muita gente", comentou o padre Edson.

Depois do momento histórico, o bispo diocesano reafirmou a importância do FDS para os projetos sociais e ressaltou que a função da Igreja é caminhar com os que precisam de algum tipo de ajuda, sobretudo com os mais pobres. "Vamos prolongar o abraço e o sorriso de Deus aos nossos irmãos e irmãs, vamos levar-lhes nossa solidariedade e a carícia de Deus, nosso Pai", concluiu Dom Luiz Antônio.

Na ocasião, ainda houve um momento de testemunho, onde alguns projetos atendidos ao longo dos nove anos de existência do fundo social puderam partilhar os benefícios que a contribuição diocesana proporcionou. Aconteceu também a entrega de seis cadeiras de rodas, efetuadas pela Pastoral Vocacional para a Pastoral da Saúde, e dos cheques, finalizando com a bênção do bispo dos padres presentes.

 

 

 FDS E CONTRIBUIÇÕES

O Fundo Diocesano de Solidariedade foi pensado no ano de 1998, durante a 36ª Assembléia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O FDS foi criado como um gesto concreto da coleta da solidariedade realizada na Campanha da Fraternidade (CF) durante o período quaresmal. De toda a arrecadação realizada no Domingo de Ramos, 60% é destinada para o FDS, sendo que desta soma, 10% é enviado para o Regional Sul 1 e 5% para suprir as despesas da Equipe Diocesana da CF. Os 40% restantes constituem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) que é coordenado pela Cáritas Brasileira.

A finalidade do Fundo Diocesano é incentivar projetos que combatam a exclusão social no perímetro que compreende a Diocese. Mais que financiar projetos, o FDS promove a dignidade humana e leva a presença de Cristo aos necessitados nas três regiões pastorais.

OS PROJETOS BENEFICIADOS

1- Projeto: Digitando o Futuro (Patronato Juvenil Garcence)
Paróquia Nossa Sra. de Lourdes - Garça
Objetivo do projeto: Promover a inclusão digital e democratizar a informática para crianças adolescentes do Patronato; criação de Cursos especializados em relação às exigências de trabalho dando oportunidade aos familiares dos educandos inscritos na instituição.

2- Projeto: Pão da Vida (Paróquia São Sebastião)
Paróquia São Sebastião - Marília
Objetivo do projeto: Promover qualidade de vida e a dignidade humana através da qualificação profissional na área de panificação.

3- Projeto: Construindo um Sonho (Instituto Salve o Planeta Terra)
Paróquia Santa Antonieta - Marília
Objetivo do projeto: Ação Solidária! Construir e coordenar programas e projetos voltados para desenvolvimento local, de forma socioambiental sustentável, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento dos jovens e crianças das áreas de risco, através de programa social, palestras educativas sobre drogas, higiene e saúde, prevenção contra acidente doméstico e como cuidar do meio ambiente a partir da reciclagem em casa.

4- Projeto: Produtividade e Bem Estar (Lar São Vicente de Paulo de Marília)
Paróquia Santa Isabel - Marília
Objetivo do projeto: Substituição/atualização de equipamentos visando a melhoria nos serviços (cozinha e limpeza), conforto e recuperação dos internos (andadores e estimulador).

5- Projeto: Conservando Alimentos (Lar da Criança)
Paróquia Santo Antônio - Marília
Objetivo do projeto: Para uma boa conservação de alimentos que serão oferecidos às crianças atendidas por esta entidade.

6- Projeto: Bazar Solidário Santo Antônio (Associação Assistencial Pão de Santo Antônio de Adamantina)
Paróquia Santo Antônio - Adamantina
Objetivo do projeto: Dar prosseguimento aos trabalhos de confecção de artesana-tos para a promoção do Bazar Solidário, cuja renda será revertida a favor do atendimento às famílias carentes assistidas pela Associação.

7- Projeto: Fraldas (Associação de Recuperação de Dependentes Químicos)
Paróquia São Sebastião - Marília
Objetivo do projeto: Fabricação de Fraldas.

8- Projeto: Resgatando Vidas (Associação das irmãs missionárias N. Sra. de Fátima)
Paróquia São Miguel Arcanjo - Marília
Objetivo do projeto: Reinserção sócio familiar de dependentes químicos do sexo masculino com maioridade egressa de comunidades terapêuticas e pessoas em situação de risco.

9- Projeto: Kioque (Pastoral da Saúde)
Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Pompéia
Objetivo do projeto: Adquirir uma geladeira comercial para a conservação de pastéis comercializados pela pastoral, cadeira de roda e banho e muletas.

10- Projeto: Atendimento Humanizado (Irm. Santa Casa de Misericórdia de Iacri)
Paróquia São Luiz Gonzaga - Iacri
Objetivo do projeto: Prestar atendimento de forma humanizada ao cliente e familiares ofertando o suporte necessário para qualidade vida ao assistido (atendimento exclusivo ao SUS).

11- Projeto: Conservação de Alimentos (Ativistas Iacrienses de Combate ao Câncer)
Paróquia São Luiz Gonzaga – Iacri
Objetivo do projeto: Conservar produtos perecíveis recebidos de doações enquanto não cheguem ao destino final.

12- Projeto: Horta, Saúde e Economia (Lar São Vicente de Paulo de Osvaldo Cruz)
Paróquia São José - Osvaldo Cruz
Objetivo do projeto: Oferecer aos atendidos alimentos de ótima procedência em quantidade e regularidade necessária e satisfatória.

13- Projeto: Preparando as Crianças Hoje para serem bons jovens amanhã (Cantinho e Recanto da Criança e do Adolescente "Alice Bernardes Silva"
Paróquia São José - Osvaldo Cruz
Objetivo do projeto: Organizar de maneira adequada os utensílios de cozinha utilizados na distribuição das refeições diárias às crianças e adolescentes.

14- Projeto: Construção de Sanitários com Chuveiros (Lar Santo Antônio)
Paróquia São Pedro - Tupã
Objetivo do projeto: Trocar o telhado do anexo I.

15- Projeto: A Caridade de Cristo nos Impele (Associação S. Camilo de Tupã - ASCAT)
Paróquia São Pedro - Tupã
Objetivo do projeto: Substituir o veículo utilizado para o transporte de pacientes ao hospital, a médicos e laboratórios.

16- Projeto: Vida (Associação São Francisco de Assis)
Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Dracena
Objetivo do projeto: Proporcionar às crianças um ambiente apropriado para a sua permanência onde elas são cuidadas, e seus pais ou responsáveis possam se inserir no mercado de trabalho.

17- Projeto: Carijó (Pastoral da Criança)
Paróquia São Nossa Senhora Aparecida - Flórida Paulista
Objetivo do projeto: Atendimento a gestantes no município de Flórida Paulista.

18- Projeto: Panificação Santo Antônio (Paróquia Santo Antônio)
Paróquia Santo Antônio - Junqueirópolis
Objetivo do projeto: Reforma de vinte e uma mesas de madeira utilizadas na panificação.

Texto do Seminarista Tiago Barbosa