Sab, Jun

Pastoral da Juventude realiza curso de lideranças

Setor Juventude

No sábado, dia 20 de junho, se deu início ao Curso de Lideranças da PJ da Diocese de Marília em Paulicéia, com o tema: "vem, entra na roda com a gente!". Com a assessoria de Mateus Vieira e Mateus Bevilacqua, que trabalharam e discutiram com os/as participantes sobre a dimensão sócio-político, passando antes pela dimensão pessoal, e alguns temas, como a educação e a violência e sua relação. Trabalharam e discutiram também sobre reforma política e a redução da maioridade penal.

No curso, percebemos a importância da PJ conhecer, entender e trabalhar com o tema da educação, da violência e da reforma política. A PJ precisa conhecer o desenvolvimento de cada um e cada uma, precisa entender onde está pisando e a realidade de cada lugar. Além de precisar também discutir sobre política.

A noite terminou com a participação dos/das jovens na celebração da missa em Santa Mercedes.

No domingo, dia 21, a assessoria foi de Jaqueline Alves e Antonio Vieira, que trabalharam com os sinais de morte e os sinais de vida. E discutiram também sobre os trabalhos do Papa Francisco e de como ele lida com o que muitas pessoas criticam e ignoram. E deixaram algumas reflexões sobre como podemos ter a vida plena e como podemos transformar os sinais de morte em sinais de vida. Além de outras discussões que nos mostraram que não devemos deixar de nos posicionar contra a redução da maioridade penal.

Depois das discussões, os/as participantes deveriam transformar tudo o que aprenderam e que ficou guardado em seus corações em expressões artísticas. Na oficina de stencil, dada pela Yasmim Alves. Na oficina de sticker, dada pela Jaqueline Alves. E na oficina de música, dada por Mateus Vieira e por Mateus Bevilacqua.

A participação desse curso foi dos/das jovens de Paulicéia, de Marília, de Lucélia e de Herculândia. Todos e todas se envolveram bastante com as discussões e com os trabalhos propostos, e mostraram que são como Ester, e que o desejo deles e delas são a vida do seu povo.