Sex, Jun

Seminaristas celebram o Jubileu do Ano Santo na Catedral

Seminaristas

No dia em que os 28 seminaristas diocesanos passaram pela Porta da Misericórdia, três foram instituídos leitores e a sete foi conferido o ministério de acólito. No Seminário Propedêutico, o bispo admitiu como candidatos às Ordens Sacras os estudantes do primeiro ano de Teologia.

Na véspera da volta às aulas para o segundo semestre do ano letivo, o bispo diocesano, dom Luiz Antonio Cipolini, padres e seminaristas se reuniram na Catedral Basílica de São Bento, em Marília, para celebrar o Jubileu dos seminaristas.

A iniciativa realizada no último sábado das férias escolares, dia 30, remonta às atividades do Ano da Misericórdia e contou com a passagem dos 28 seminaristas estudantes da Diocese de Marília pela Porta Santa. Após o rito, aconteceu a celebração eucarística e, na oportunidade, alguns seminaristas foram instituídos leitores e acólitos.

Danilo Cordeiro, Éder Bruno e Vitor Pinheiro receberam o ministério de leitores. Enquanto os seminaristas Denismar André, Edson Barbosa, Marcos Maciel, Rafael Lopes, Renan Takizawa, Thiago Carlos e Tiago Barbosa foram investido como acólitos.

Os candidatos ao presbiterato são constituídos leitores para se dedicarem  ao anúncio da Palavra de Deus , de forma particular na leitura e na catequese. Já o acolitato é conferido para que o vocacionado auxilie no serviço do altar preparando-se melhor para o ministério que vai abraçar com a ordenação.

Em sua homilia, apresentando a disponibilidade dos primeiros discípulos, Dom Luiz enfatizou que a vida doada em vocação se torna plena quando abre-se ao encontro pessoal. “Jesus escolheu setenta e dois para saírem em missão, levando a todos tudo o que viram e ouviram d´Ele, principalmente a sua misericórdia infinita”, explicou.

Ao rezar pelos seminários, Dom Luiz afirmou que as casas de formação são locais privilegiados para o amadurecimento das vocações e concluiu: “peço a oração de todos pela santidade e perseverança de nossos seminaristas”.

CONFRATERNIZAÇÃO E ADMISSÃO

Durante o dia, os seminaristas, o bispo diocesano e o reitor do Seminário Propedêutico São Pio X, padre Luciano Pontes, participaram da convivência anual na casa de formação propedêutica da Diocese.

Na ocasião, aconteceu a admissão às Ordens Sacras dos seminaristas João Bonzanini e Raide Passone. Com a celebração do rito, os dois estudantes do primeiro ano de Teologia foram oficialmente incorporados aos candidatos ao diaconato e presbiterado.

Não consegue visualizar o album de fotos? clique aqui e veja no Flickr flickr logo

Pastoral da Esperança de Marília
Área de dowloads