Sab, Jun

Marília recebe Simpósio sobre a ação missionária da Igreja

Notícias da Diocese

Com assessores ligados a organismos estaduais e nacionais, o evento reúne padres, seminaristas, leigos, religiosos e candidatos ao diaconato permanente na reflexão eclesial da atual atividade missionária

Teve início, na manhã de ontem, dia 17, o Simpósio Teológico da Faculdade João Paulo II (Fajopa), de Marília. Com o tema “Igreja em Saída: Sinal do nosso Tempo”, aproximadamente 100 participantes acompanharam a solenidade e a conferência de abertura.

Após o início oficial do Simpósio, o coordenador do curso de Teologia, Prof. Ms. padre Hugues d’Ans, explicou que o objetivo da iniciativa é proporcionar aos discentes e participantes externos a importância da atividade missionária da Igreja à luz das orientações pontifícias e dos principais documentos do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

A primeira conferência foi desenvolvida pelo padre Everton Aparecido da Silva, assessor do Conselho Missionário do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ao explicar que a efetivação de um projeto missionário significa para as dioceses o seguimento de Jesus e a fidelidade à Sua proposta, o conferencista afirmou que a formação do povo de Deus para a missão universal da Igreja é o objetivo de toda a ação missionária. “A conversão eclesial significa encontrar uma saída destemida sobre todo tipo de acomodação pastoral”, disse padre Everton.

Nas noites de hoje e de amanhã, às 19h30, a assessoria do evento será do padre Jaime Carlos Patias, secretário Nacional da Pontifícia União Missionária. O sacerdote que atua em Brasília (DF) discorrerá sobre os “Princípios do Agir Missionário segundo o Decreto Ad Gentes” e “O caminho de formação da comunidade cristã na ótica do Documento de Aparecida”.

As temáticas “Movimento de saída no pontificado de Francisco” e “A dimensão social da evangelização” serão apresentadas, respectivamente, no dia 20, às 19h30, e no dia 21, às 8h30, pelo assessor da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, padre Sidnei Marco Dornelas, que também trabalha na capital do país.

Os interessados ainda podem se inscrever no evento por meio do site da instituição de ensino (www.fajopa.com) ou acompanhá-lo Ao Vivo, via YouTube, no canal ‘Fajopa Marília’. Nos momentos de plenária, os internautas poderão enviar suas perguntas pela conta da Faculdade no Facebook (facebook.com/fajopa.joaopauloii).

Pastoral da Esperança de Marília
Área de dowloads