Sab, Jun

Curso de Atualização evidencia o cristão leigo como protagonista na missão da Igreja

Notícias da Diocese

Em Adamantina, encontro de formação anual reuniu leigos e consagrados da Diocese de Marília. “A nossa intervenção teve como primeira motivação ajudar nossos leigos a fazerem a experiência de ser Igreja de forma ativa”, afirmou padre Edson de Oliveira Lima, um dos assessores.

Entre os dias 26 a 28 de agosto, representantes das paróquias e das congregações e institutos que atuam na Diocese, participaram do Curso anual de Atualização dos Leigos e Consagrados.

cursodeatualizacaodosleigos 03Assessorados pelos padres Edson de Oliveira Lima e Wagner Antonio Montoz, a iniciativa aconteceu na Casa Pastoral Dom Osvaldo Giuntini, em Adamantina, e reuniu 82 agentes de pastoral que refletiram o tema “Teologia do Laicato e Eclesiologia do Papa Francisco”.

“A nossa intervenção teve como primeira motivação ajudar nossos leigos a fazerem a experiência de ser Igreja de forma ativa”, afirmou padre Edson ao explicar que além das reflexões, o encontro contou com grupos de partilhas.

Sobre o conteúdo do encontro, o coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) da Paróquia Santo Antônio, de Adamantina, Gabriel Antônio da Cruz, afirmou que os participantes compreenderam que a missão dos leigos consiste em tornar a Igreja presente nos lugares que lhes são próprios: “nós leigos, por virtude dos dons que recebemos, somos testemunho e instrumento da missão eclesial”.

Para Alziro da Silva Junior, da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Marília, partilhar a experiência do Curso de Atualização no CPP e por meio do esforço para concretizar o fruto das reflexões no cotidiano pastoral serão as oportunidades de colocar em prática os conteúdos e valores apresentados pelos assessores. “É importante aprofundar esse aprendizado e o fortalecimento da fé a partir da realidade da paróquia”, disse.

Lucilene Livino de Melo, leiga consagrada que pertence à Ordem das Virgens, relatou que o encontro motivou-a em sua vocação. “Mais do que nunca, por amor ao meu esposo, devo ser sal e luz na vida da minha comunidade sem perder a esperança. A Atualização me ajudou a ter vivos dentro de mim a alegria e o entusiasmo de ser uma verdadeira cristã, corajosa e apaixonada”.
Segundo o padre Wagner, o Curso de Atualização dos Leigos e Consagrados teve o objetivo de desenvolver o papel e a missão do leigo na Igreja, partindo do Concílio Vaticano II, passando pelas orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) até chegar ao seu Documento 105. “Nossos leigos não são coadjuvantes na vida eclesial, eles são protagonistas. A vocação laical é um chamado de Deus”, concluiu.

O encontro contou com a presença do bispo diocesano, dom Luiz Antonio Cipolini, e do padre Ademilson Luiz Ferreira, coordenador diocesano de pastoral.cursodeatualizacaodosleigos 02

cursodeatualizacaodosleigos 04

Pastoral da Esperança de Marília