Sex, Jun

Informações Gerais

Histórico: A Diocese de Marília foi criada a 16 de fevereiro de 1952, pela Bula “Ad Episcoporum munus” do Papa Pio XII, com território desmembrado integralmente da diocese de Lins. Admin- istrador Apostólico: Dom Henrique Gelain (1952-1954); primeiro Bispo: Dom Hugo Bressane de Araújo, Arcebispo (1954-1975); Segundo Bispo: Dom Daniel Tomasella, OFMCap (1975-1992); Terceiro Bispo: Dom Osvaldo Giuntini (1992-2013). Bispo atual: Dom Luiz Antônio Cipolini

Situação Geográfica: Centro-oeste meridional do Estado de São Paulo.

Limites: Dioceses de Araçatuba (SP), Lins (SP), Bauru (SP), Ourinhos (SP), Assis (SP), Presidente Prudente (SP) e Três Lagoas (MS).

Densidade Demográfica: 56,5 hab/km2

Municípios (37): Adamantina, Álvaro de Carvalho, Arco-íris, Bastos, Dracena, Flora Rica, Flórida Paulista, Garça, Herculândia, Iacri, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Mariápolis, Marília, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Oriente, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama, Parapuã, Paulicéia, Pompéia, Pracinha, Queiroz, Quintana, Rinópolis, Sagres, Salmourão, Santa Mercedes, São João do Pau d’Alho, Tupã, Tupi Paulista, Vera Cruz.

Distritos: Jafa (Garça); Avencas, Dirceu, Lácio, Padre Nóbrega e Rosália (Marília); Novo Cravinhos e Paulópolis (Pompéia); Juliânia (Herculândia); Parnaso, Varpa e Universo (Tupã); Anápolis (Iacri); Lagoa Azul (Osvaldo Cruz); Mourão (Mariápolis); Atlântida e Indaiá do Aguapeí (Flórida Paulista); Jaciporã e Jamaica (Dracena); Oásis (Tupi Paulista); Arabela (Ouro Verde).

Nota: O distrito de Amadeu Amaral, pertencente à Comarca de Marília, mas faz parte da Diocese de Assis.

Limites da Diocese de Marília

mapasubregiao

Divisão em Regiões Pastorais

mapa diocese regioes